terça-feira, 16 de julho de 2013

Mau humor não resolve problemas

- Bom dia!
A pessoa mal humorada responderia:

- Bom dia, por quê? Quem já não viveu a experiência de acordar com um tremendo mau humor, querendo brigar com o mundo à sua volta a ponto de não querer falar com ninguém, nem que seja para dar bom dia?
Ou o tipo de pessoa que, ao acordar, o mau humor é tanto que só vai começar a respirar e a viver, depois de boa parte do dia já começado. Ou existem casos ainda que só após o almoço dará algum sinal de vida, do tipo: a luz está acesa mas não há ninguém em casa.

O problema é que com a globalização e o atual mercado de trabalho, é praticamente impossível permanecer de mau humor, seja em uma reunião de trabalho, em uma visita ao cliente, ou seja lá em qualquer área da vida em que se atua, afinal, somos exigidos full time e não dá para termos o capricho do mau humor.

Hoje, o mercado demanda um bom atendimento, atrás de um balcão, ou mesa de recepção e mais ainda, seja lá em qualquer função, ninguém em sã consciência gosta de ser mal atendido em uma consulta médica, em uma agência de viagem ou na loja que se pretende adquirir algo, por necessidade ou capricho.
Hoje, as relações demandam bom atendimento, na área de serviços, o profissionalismo tem que ser rápido, eficaz e acima de tudo educado e com muita simpatia. Ninguém aprecia uma pessoa carrancuda, grunhindo à sua frente. Um sorriso sempre abre portas, uma cara amarrada emana uma energia tão baixa que faz mal a todos ao seu redor.

O ponto é: se você é um profissional da área, como administrar o mau humor, que sorrateiramente o surpreende em todas as manhãs? Eu diria que é fundamental deixar que as preocupações não se instalem em sua mente, pois é das preocupações que emanam todo mau humor no sentido de resolvê-las. Outro ponto, são as contrariedades que a maioria não sabe lidar, e que se acumulam durante o dia e que levamos à noite para as nossas casas.

Não possuímos o hábito de ser contrariados, sempre queremos ter razão em tudo o que fazemos e falamos, sendo os donos da verdade, sem admitir uma posição que seja contrária à nossa. Não relevamos, não perdoamos erros alheios e, em contrapartida, não nos damos conta de que vivemos em uma sociedade e que, no mínimo, temos que conviver de uma maneira pacífica com todos nossos interlocutores. Daí o resultado é o mau humor.

Em geral, todo início de semana, quando a realidade pesa sob as nossas costas, nosso sentimento é de uma profunda tristeza pelas demandas que estarão à nossa frente durante toda a semana, responsabilidades com os bancos, clientes, nossas obrigações familiares, que esquecemos de nos alegrar e entender que o segredo está em nos prepararmos com alegria para a semana que se inicia.
Acorde mal humorado e você passará o dia inteiro assim. Procure se preparar com alegria para a semana que virá e você sentirá que seus dias não serão tão pesados como imagina; pessoas alegres não sentem o passar das horas.

Seu mau humor não irá resolver seus problemas, muito pelo contrário, irá dificultar sobremaneira o seu dia e a sua semana. Nesse estado, você não irá render como deveria em uma reunião com o seu cliente, não irá produzir satisfatoriamente em seu trabalho, irá atrair todo tipo de problema que, até então, não existia e se você está à frente de uma equipe, só irá atrair negatividade por parte dos seus colaboradores.

Você não tem idéia, mas esse estado de espírito em nada o ajuda. Simplesmente, afastará as pessoas do seu convívio, ninguém suporta conviver com uma pessoa que não sorri, que se fecha em copas para a vida e que não suporta nenhum sentimento de alegria e de satisfação. Pessoas carrancudas só atraem pessoas carrancudas. Seriedade é diferente de mau humor. Para ser sério, não é necessário ser sisudo, muitos confundem esse estado de espírito.

Eu diria que o que está por detrás desse estado de espírito são pensamentos egocêntricos, pensamentos, na sua maioria egoístas, comandados pelo nosso ego, vivemos na defensiva de tudo que nos ocorre, não baixamos a guarda no sentido de ouvirmos nosso interlocutor, falamos em demasia e não possuímos o hábito de ouvir e procurar entender o outro. Vivemos no sentido de atendermos as nossas necessidades e, em geral, somos completamente cegos para as necessidades do outro.

Atitudes controladas pelo nosso ego nos dão uma curta visão do que é a vida no verdadeiro sentido do ser e de interação com o nosso pequeno mundo. Mas a vida é muito maior que o nosso pensamento egoísta. Nesse pequeno mundo que insistimos em viver, enquanto vivermos aprisionados aos nossos pensamentos egocêntricos, viveremos constantemente em conflitos diários que acarretarão o mau humor. Procure a cada dia se libertar do seu ego e você irá vislumbrar um mundo totalmente diferente, que, até então, não conhecia e verá que o mau humor não fará mais sentido em sua vida.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Sobre Áries

Áries : O dom da criação

Comportamento geral:

A pessoa nascida com o Sol em Áries gosta de ser a primeira em tudo.
Tende a passar do pensamento à ação de forma imediata.

Valente, corajoso, intrépido. Raramente se desencoraja quando se trata de iniciar alguma atividade.
De espírito empreendedor, tende a ser autoritário, a assumir "a cabeça das situações".
Sem mesmo se dar conta, o ariano já se faz líder.

Busca sempre progredir, tomar iniciativas. Tem determinação, atividade e ambição.
Sabe revelar de sensibilidade e franqueza.
Costuma ir direto ao assunto, não gostando de rodeios (às vezes até um pouco demais).

Um ariano não hesita em lutar bravamente contra quem lhe faz resistência.
Aliás, se não há lutas em sua vida, o ariano inventa alguma.

Arianos adoram inventar atividades e parecem incansáveis.
Também adoram aventuras e se entregam aos impulsos como o carneiro : se jogam de cabeça direcionando força e vigor.
Aliás uma frase típicamente ariana é: "se é para ser que o seja já".

Com frequência, pela sua intensidade irão jogar tôda sua energia naquilo que fazem e, ao final do dia caem duros - sem nenhuma reserva de vitalidade.
Mas muito rápidamente se recarregam também.

Se quiser castigar a um Ariano diga-lhe que não pode fazer nada.
Sem ação,o ariano se torna impaciente, frustrado e aborrecido.

O signo de Áries e a Amizade

Os arianos são comunicativos e curiosos.
Costumam ter uma mente bastante aberta e de poucos preconceitos.
Em sua maioria, êles procuram amizades mais por atração intelectual do que por sentimentalismo.

Eles a-do-ram amizades diferentes, se verem rodeados de pessoas criativas, por vêzes, até terem pessoas ditas excêntricas como amigos.
Gostam de fazer amizade dentro de algum grupo onde possam participar de projetos em comum.

Por vezes, movido por novos interesses ou atividades, o ariano desaparece da vista dos amigos por anos, re-aparecendo então tão repentinamente quanto desapareceu.

O signo de Áries e o Amor

Com esta natureza fogosa, arianos se apaixonam intensamente.

Têm ideais elevados nos assuntos do amor o que às vezes torna difícil sua satisfação.
São honestos e espontâneos em suas emoções.

Sedutores, a conquista é como um jogo onde gostam de atos heróicos e de intensa expressão emocional.
No amor se entregam por completo, confiantes, com uma certa pureza infantil.

O ariano necessita dividir sua vida com alguém, se sentir admirado.
Busca por um relacionamento harmonico e equilibrado.

Sentem-se atraídos por pessoas de beleza, de elegância, ou que tenha sensibilidade artística.