sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pense e Acredite:


quinta-feira, 26 de abril de 2012


Tá vendo a felicidade ali na frente? Não, você não tá vendo, porque tem uma montanha de dor na frente. Continue andando. Você vai subir, vai sentir frio lá em cima, cansaço. Vai querer desistir, mas não vai desistir, porque você é forte e porque depois do topo a montanha começa a diminuir e o unico jeito de deixá-la pra trás é continuar andando. Você vai ser feliz. Tá vendo essa dor que agora samba no seu peito de salto de agulha? Você ainda vai olhá-la no fundo dos olhos e rir da cara dela. Juro que tô falando a verdade. Eu não minto. Vai passar.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um dia de cada vez

Você já parou para pensar no quão desconectados estão sua mente e seu corpo, como se fossem coisas totalmente distintas? Todos nós, em algum momento – senão na maior parte do tempo – costumamos executar nossas tarefas, compromissos e atividades diversas, ao mesmo tempo em que o pensamento viaja longe, muitas vezes vagando por acontecimentos passados ou planejando o que pretendemos ou precisamos fazer no futuro.

Isso, freqüentemente, é capaz de nos tornar tensos, ansiosos, dispersos, preocupados ao extremo, com a sensação de que o tempo passa rápido demais e que nunca conseguimos dar conta de tantos afazeres, como se a vida fosse uma longa e estressante caminhada – às vezes, uma corrida – para chegarmos lá na frente, bem adiante, onde julgamos estar nossa realização, satisfação e felicidade.

Mas, existe realmente esse lugar, esse destino final? E, se existe, quando chegarmos lá, o que nos restará a fazer? E todo o caminho que percorremos, que lugar ocupa nisso tudo? Será que não podemos simplesmente ser felizes aqui e agora?

Temos uma grande tendência a viver no passado, seja remoendo mágoas antigas, revivendo episódios marcantes ou difíceis, seja sentindo saudades de momentos bons que vivenciamos. Ao mesmo tempo, possuímos uma enorme capacidade de planejar nosso futuro. Porém, ao oscilarmos entre estes dois pólos, acabamos nos perdendo daquilo que seria o fiel da balança, o ponto de equilíbrio e o que efetivamente deveria conferir sentido e estabelecer a ponte entre o que somos eo que poderemos vir a ser: o momento presente. Portanto, ao nos desconectarmos dele, todo o resto se esvazia de sentido e nos mantêm presos à teias mentais, seja para o bem, seja para o mal.

Tudo o que vivemos no passado nos tornou o que somos hoje, sem dúvida. A isso devemos valorizar e nos sentir gratos. Mas, o que passou, passou. O que quer que seja que aconteça, a partir do momento em que aconteceu, foi vivido, já não é mais, já nos levou a outro ponto, um pouquinho mais adiante. Quando não somos capazes de reconhecer isso, permanecemos atados às experiências passadas e acabamos nos identificando e revivendo, repetidamente, padrões de comportamento e estados emocionais que muitas vezes já não fazem mais sentido, nos impedindo de ir além.

Da mesma maneira, ao nos focarmos exclusivamente no futuro, sonhando e antecipando situações que ainda não ocorreram, passamos a projetar nosso bem estar num ponto muito além daqueles em que estamos agora, o que geralmente causa frustração e a sensação de que nunca estamos prontos para sermos efetivamente como, ou o que, gostaríamos de ser.

Todas essas reflexões ganham uma nova importância e um novo sabor quando analisadas sob a ótica de algo que os budistas costumam chamar de plena atenção. Isso nada mais é do que a capacidade da nossa mente de permanecer no momento presente, nos ajudando a alcançar uma maior compreensão, estabilidade e calma interior. Alcançar este estado não é tarefa simples, mas, se pudermos respirar pausadamente todas as manhãs, nos concentrarmos no que precisamos fazer, tentarmos estar inteiros naquilo que estamos fazendo e reconhecermos que cada passo que damos, assim como cada situação com que nos deparamos são igualmente importantes, passaremos a encarar cada dia com mais delicadeza, alegria, leveza e compreensão, sem sermos consumidos por pensamentos que não nos fazem sair do lugar.

Respire e viva. Um dia de cada vez. É no presente que a vida acontece, nos surpreende e nos traz coisas boas e prazerosas. Por isso mesmo é que deve ter ganhado esse nome: “presente”.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A coincidência é a presença de Deus em nossas vidas

Muitas coincidencias acontecem no decorrer de uma vida. Fatos inesperados, radicais e, muitas vezes, inexplicáveis, podem mudar a rota do destino em segundos. Como num quebra-cabeca, em que as partes se juntam, fazendo com que a figura se mostre completa, desenhando por fim uma imagem que não se resolve há anos. Apenas um rápido piscar de olhos, tudo se modifica numa resposta que vem, talvez depois de uma longa e penosa espera. Às vezes, porém, podem ocorrer situações extremamente negativas, que causam um corte na vida do ser humano, expressando grande tristeza e dor.
Coincidências podem ser positivas, como quando, por exemplo, duas pessoas desconhecidas estão de passagem no mesmo lugar, na mesma hora, e acabam se conhecendo e talvez descobrindo um grande amor. Por uma fração de segundos, uma delas poderia não estar mais lá e nada teria acontecido.
Se na prova final de um árduo período letivo as questões a serem respondidas são as únicas que o aluno sabe; se de repente alguém ganha um dinheiro inesperado, na exata quantia necessária para pagar uma dívida; ou se, no caso de uma doença, o diagnóstico acontecer rápido e por acaso, como com o menino que se machucou jogando futebol e, ao fazer um exame para constatar que não houve gravidade, o médico perceber o início de uma grave e silenciosa doença, tendo tempo e condições de lhe salvar a vida; é possível localizar aí coincidências felizes e positivas.
Coincidências podem também apresentar uma face negativa, de dor ou perda, como alguém estar numa esquina, esperando tranquilamente para atravessar a rua e, naquele exato momento, ser pego por um veículo desgovernado, perdendo a vida ou ficando com sequelas insuperáveis. Um segundo antes ou depois, o acidente não teria acontecido.
Ir a um restaurante com amigos, encontrando ali o ser amado, que afirmou ter um sério compromisso de trabalho naquela noite, e surpreendê-lo namorando uma outra pessoa; perder na rua o dinheiro economizado para fazer um importante pagamento, sem ter condições de repô-lo; sair cedo de casa e, por causa de um acidente inesperado, causador de grande congestionamento, não conseguir chegar a tempo na última entrevista de seleção de emprego, afastando qualquer chance de contratação; falar mal de uma pessoa e ela ser justamente a mãe do diretor da empresa; ser vítima de uma bala perdida; são circunstâncias nefastas, que muitas vezes concorrem para atrapalhar projetos importantes e vitais na experiência do ser humano, podendo até causar sua morte.
Tendo uma visão abrangente dos fatos aqui exemplificados, é possível arriscar a opinião de que coincidências não existem, pois parece que, por trás da aparente desorganização da vida, o ser humano se depara com uma grande sincronicidade: cada coisa está em seu lugar e, por isso, nada acontece por acaso, embora não se consiga, algumas vezes, perceber claramente os vínculos que motivam e unem circunstâncias aparentemente díspares e imotivadas.
Alguns acreditam num destino previamente determinado, que leva a pessoa a vivenciar aquilo a que se dá o nome, algo vago e impreciso, de coincidência.
Eu prefiro admitir que quando qualquer coincidência - positiva ou negativa - acontece, é porque Deus está presente. Assim, se você precisa muito que algo de bom aconteça, ou se deseja se proteger de algum mal que sua intuição aponte como risco, você deve se dirigir a Ele. Pedir Sua presença é a única forma de trazer fatos positivos para sua vida, ou evitar grandes males e desgraças. Confie na sua capacidade, na sua inteligência e peça a Deus que todas as coincidências sejam positivas para você. Tenha a certeza de que tudo correrá bem.
(Por Marina Gold)

terça-feira, 17 de abril de 2012

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Reflita sobre:

A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.

domingo, 15 de abril de 2012

Para pensar:

"Ser feliz é uma responsabilidade muito grande. Pouca gente tem coragem."

sexta-feira, 13 de abril de 2012

MUDE!

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A verdadeira felicidade está dentro de nós

Desde que nascemos, todos nós fazemos de tudo para alcançar a felicidade. Essa jornada nos leva a comportamentos às vezes inesperados. Isso porque, na busca que nos move, na vontade de alcançar o que almejamos, nos dedicamos cada vez mais à procura de nossas possibilidades de sermos felizes, sem levar em conta os comportamentos que nos obrigam a mudar de referências para conseguir o que almejamos.

A noção de que a felicidade realmente existe anula a compreensão de que ela depende só de nós mesmos, como se ela fosse uma coisa externa às pessoas. A verdadeira felicidade é interna, e para alcançá-la é necessário, em primeiro lugar, ter a segurança de que ela não incomode ninguém à sua volta, e nem cause danos e dores a qualquer pessoa.

De certa forma, somos responsáveis pelo que se passa em nossas vidas, uma vez que temos o livre arbítrio, que pode nos levar às escolhas feitas, sejam boas ou más. Prejudicar alguém, gerar angústias e provações, impede a felicidade.

As pessoas que tem bom merecimento certamente têm benefícios que as demais não alcançam e, se vivem reclamando, é porque não percebem que a mão de Deus está em tudo o que se passa por aqui. Talvez porque Ele se preocupa com todos seus filhos de forma semelhante, sua atitude mais importante é perdoar, ensinar o caminho para que esse ser procure uma forma de agir mais eficiente, aprenda a tratar os outros como a si mesmo, e a ensinar o amor.

Deus sempre nos ajuda e observa, ainda mais se nossa intenção é boa.

Assim fica óbvio que nossa felicidade está nas mãos de Deus, sendo apenas necessário que nós entendamos que Ele sempre está conosco. Quem acredita nessa verdade, achará mais depressa o caminho da felicidade.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Se eu pudesse...

Ah! Se eu pudesse... Faria todos os seus dias, dias de festa, e transformaria todos os seus sonhos em desejos realizados.
Cada praia em cartão postal, com areia branca e fina, e cada dia um dia de sol, depois da chuva da tarde, com o cheiro de terra molhada inundando a sua alma.
Ah! Se eu pudesse... Mandava ladrilhar as ruas por onde pisas, com feltro e algodão, para os seus pés pisarem sem medo e todas as fobias eu mandava amarrar, para não te perturbar, e de cada oração eu faria um manifesto da verdade, e não haveria mais dúvidas, nem incertezas no seu coração.
Ah! Se eu pudesse... Se fosse possível ensinar uma única lição, eu ensinaria cada um a amar sem distinção. Pois tudo pode decepcionar, até os parentes mais próximos, os amigos mais queridos, a religião pode até confundir, a fé pode até vacilar, a luz pode faltar, e o sol pode não aparecer.
Mass o amor... O amor é fonte inesgotável de perdão, é chama intensa que ilumina ruas desertas, aquece os corações secos, inunda almas ressequidas, levanta os caídos, renova esperanças.
E por amor, só por amor, posso desejar tudo para você, até o impossível para um simples mortal. Porque o amor nos transforma em algo melhor, e nos dá essa certeza de que não morremos, passamos para a eternidade, porque vivemos para sempre no coração de quem amamos.
Por amor, escrevi para você... Eu acredito em você, acredito no seu amor!

terça-feira, 10 de abril de 2012

O que salva o amor

L. Barbosa conta a história de uma ilha onde viviam os principais sentimentos do homem: Alegria, Tristeza, Vaidade, Sabedoria, e Amor.  Um dia, a ilha começou a afundar no oceano; todos conseguiram alcançar seus barcos, menos o Amor.
Quando foi pedir a Riqueza que o salvasse, esta disse:
- Não posso, estou carregada de jóias e ouro.
Dirigiu-se ao barco da Vaidade, que respondeu:
- Sinto muito, mas não quero sujar meu barco.
O Amor correu para a Sabedoria, mas ela também recusou, dizendo:
- Quero estar sozinha, estou refletindo sobre a tragédia, e mais tarde vou escrever um livro sobre isto.
O Amor começou a se afogar. Quando estava quase morrendo, apareceu um barco – conduzido por um velho – que o terminou salvando.
- Obrigado – disse, assim que se refez do susto. – Mas quem é você?
- Sou o Tempo – respondeu o velho. Só o Tempo é capaz de salvar o Amor.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Idade de Ser Feliz

Há uma idade na qual podemos ser felizes, vocês sabem qual é?

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Só sendo você mesmo

Não se preocupe em ser o que os outros querem que você seja e sim em ser feliz...


As críticas, as fofocas e os julgamentos sempre vão existir, mesmo que você siga o caminho correto... Então não de ouvidos aos que querem lhe derrubar e siga sempre o que seu coração lhe fala, pois só ele é que realmente sabe o que é melhor para você. Você faz a mudança não por que os outros querem que você mude e sim, por que você percebeu que está maneira de agir ou pensar não é a forma mais correta. Cada pessoa é especial na sua simplicidade e maneira de ser!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Janelas da vida

Abra a janela do teu coração e deixe a alma arejar!
Sabe aquele o cheiro de mofo de sonhos que envelheceu e você nem se deu conta?
Deixe que o vento leve para longe... Livre se também do ranço amargo de toda mágoa e do rancor, faça uma boa limpeza na vidraça da janela do coração, garanto que você enxergará melhor a vida lá fora...
Deixe a luz inundar tudo, apagar as marcas das decepções, as tristezas das derrotas, o vicio de sofrer por sofrer e acima de tudo, permita que o sol derreta o gelo da solidão...
Apaixone-se por um sorriso e sorria junto, ilumine as janelinhas dos olhos, atraia Beija-Flores, borboletas, Vaga-lumes, ame a pessoa que o espelho reflete todas as manhãs...
Escancare a janela dos desejos e esbanje sonhos, ninguém sonha em vão, e também não é verdade que os sonhos fogem, as pessoas é que desistem, e eles morrem...
Alicerce seus desejos com bases sólidas e construa dia a dia degraus para você chegar até a sua meta, depois se aplauda, porque você conseguiu! Nisso reside o prazer...
Não permita que nenhuma sombra pesada amortalhe o sol, que nenhuma parede aprisione o vento e cale o som da vida.
Jamais se transforme em órfão da luz...
Desenhe um horizonte além da tua janela, exagere nas cores e entremeie alegria entre folhas.
Floresça todos os campos que tua vista alcança e depois, vá além muito além...
Exponha na janela toda a alegria de viver, mostre ao mundo um rosto luminoso, uma face sem rugas de preocupações, prontinha para ser acariciada, admirada e beijada...
Amplie a essência da ternura, semeia a brisa um gesto, uma frase doce ou um suspiro.
Seguramente alguma alma comovida escutará e devolverá o eco da tua voz...
Desvia teu olhar das coisas tristes e infelizes, transforme em oásis toda aridez que aparecer, jorre venturas e aventuras em abundancia, através da tua janela....
Espalhe poeira dourada de sonhos além da janela, plante flores, colha encantamento.
Permita que as sementes da felicidade se espalhem e contamine toda a terra...
Refaça tuas crenças, redima equívocos, culpas, regenere erros e falhas, distribua perdão.
Valorize o melhor de cada pessoa e principalmente o melhor que existe em você....
Abra a janela da vida e seja pleno em cada coisa ainda que pareça pequena.
Viva na forma adulta de ser criança, debruce na janela e não olhe a vida passar através dela...
Viva!
(Lady Foppa)

terça-feira, 3 de abril de 2012

O bosque

Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava. Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando muito para crescer. Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava. Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria.
Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das várias fontes nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo.

Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho.
Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei.
Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência. Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes. Meu antigo vizinho havia realizado seu sonho!
O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno.
Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores, praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda. Efeito curioso, pensei eu... As adversidades pela qual aquelas árvores tinham passado, tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto do tratamento mais fácil jamais conseguiria.
Todas as noites, antes de ir me deitar, dou sempre uma olhada em meus filhos. Debruço-me sobre suas camas e observo como têm crescido. Freqüentemente, oro por eles. Na maioria das vezes, peço para que suas vidas sejam fáceis:
"Meu Deus, livre meus filhos de todas as
dificuldades e agressões desse mundo"...
Tenho pensado, entretanto, que talvez
seja hora de alterar minhas orações.
Essa mudança tem a ver com o fato de que é inevitável que os ventos gelados e fortes nos atinjam e aos nossos filhos.
Sei que eles encontrarão inúmeros problemas e que, portanto, minhas orações para que as dificuldades não ocorram, têm sido ingênuas demais.
Sempre haverá uma tempestade, ocorrendo em algum lugar.
Portanto, pretendo mudar minhas orações.
Farei isso porque, quer nós queiramos ou não, a vida não é muito fácil. Ao contrário do que tenho feito, passarei a orar para que meus filhos cresçam com raízes profundas, de tal forma que possam retirar energia das melhores fontes, das mais divinas, que se encontram nos locais mais remotos.
Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade o que precisamos fazer é pedir para desenvolver raízes fortes e profundas, de tal modo que quando as tempestades chegarem
e os ventos gelados soprarem, resistiremos bravamente,
ao invés de sermos subjugados e varridos para longe.

(Desconheço a Autoria)

Sobre Áries

Áries : O dom da criação

Comportamento geral:

A pessoa nascida com o Sol em Áries gosta de ser a primeira em tudo.
Tende a passar do pensamento à ação de forma imediata.

Valente, corajoso, intrépido. Raramente se desencoraja quando se trata de iniciar alguma atividade.
De espírito empreendedor, tende a ser autoritário, a assumir "a cabeça das situações".
Sem mesmo se dar conta, o ariano já se faz líder.

Busca sempre progredir, tomar iniciativas. Tem determinação, atividade e ambição.
Sabe revelar de sensibilidade e franqueza.
Costuma ir direto ao assunto, não gostando de rodeios (às vezes até um pouco demais).

Um ariano não hesita em lutar bravamente contra quem lhe faz resistência.
Aliás, se não há lutas em sua vida, o ariano inventa alguma.

Arianos adoram inventar atividades e parecem incansáveis.
Também adoram aventuras e se entregam aos impulsos como o carneiro : se jogam de cabeça direcionando força e vigor.
Aliás uma frase típicamente ariana é: "se é para ser que o seja já".

Com frequência, pela sua intensidade irão jogar tôda sua energia naquilo que fazem e, ao final do dia caem duros - sem nenhuma reserva de vitalidade.
Mas muito rápidamente se recarregam também.

Se quiser castigar a um Ariano diga-lhe que não pode fazer nada.
Sem ação,o ariano se torna impaciente, frustrado e aborrecido.

O signo de Áries e a Amizade

Os arianos são comunicativos e curiosos.
Costumam ter uma mente bastante aberta e de poucos preconceitos.
Em sua maioria, êles procuram amizades mais por atração intelectual do que por sentimentalismo.

Eles a-do-ram amizades diferentes, se verem rodeados de pessoas criativas, por vêzes, até terem pessoas ditas excêntricas como amigos.
Gostam de fazer amizade dentro de algum grupo onde possam participar de projetos em comum.

Por vezes, movido por novos interesses ou atividades, o ariano desaparece da vista dos amigos por anos, re-aparecendo então tão repentinamente quanto desapareceu.

O signo de Áries e o Amor

Com esta natureza fogosa, arianos se apaixonam intensamente.

Têm ideais elevados nos assuntos do amor o que às vezes torna difícil sua satisfação.
São honestos e espontâneos em suas emoções.

Sedutores, a conquista é como um jogo onde gostam de atos heróicos e de intensa expressão emocional.
No amor se entregam por completo, confiantes, com uma certa pureza infantil.

O ariano necessita dividir sua vida com alguém, se sentir admirado.
Busca por um relacionamento harmonico e equilibrado.

Sentem-se atraídos por pessoas de beleza, de elegância, ou que tenha sensibilidade artística.